Geocultura

Geocicloturismo: cruzando os Andes e o Deserto do Atacama de bicicleta

A palestra abordará a cicloviagem realizada em 2015 e 2016 entre as cidades de Salta (Argentina) e Antofagasta (Chile), cruzando a Cordilheira dos Andes, a Puna Argentina-Chilena e o Deserto do Atacama. Ao todo, 1150 km foram percorridos ao longo de 14 dias, incluindo a passagem pelo cinturão de dobramento e cavalgamento pré-andino, arcos magmáticos ativos e inativos, planícies evaporíticas de centenas de quilômetros, cânions recobertos por sal e dunas eólicas de sedimentos vulcanoclásticos e inúmeros outros elementos da geodiversidade da região. O objetivo da conversa é demonstrar o potencial do cicloturismo para as geociências através do geoturismo sobre duas rodas.

Gilson Burigo Guimarães
é geólogo graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em Ciências (Petrologia) pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). Atualmente é professor associado do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conselheiro do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) e atua nas áreas de geoconservação, petrologia e espeleologia.

Rodrigo Aguilar Guimarães é geólogo graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador no Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) da mesma universidade e presidente do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de espeleologia, hidrogeologia, geoconservação e geoprocessamento.