Aprendendo Geologia no Minecraft

Projeto Geoimmersion

Minecraft é um jogo feito pela Mojang que pertence a Microsoft e é um fenômeno mundial e que tendo sido usado como plataforma de ensino. O conceito principal do jogo é você sobreviver num mundo coletando recursos e se aventurando por ele. Basicamente, tudo no mundo pode ser coletado, transformado e ser reposicionado, você pode construir casas, castelos, mansões, coletar itens cada vez melhores e mais raros.

Foi baseado nessa dinâmica do jogo que surgiu o projeto Geoimmersion, que pretende expandir esse mundo para algo mais próximo da realidade geológica. O Geoimmersion começou como uma iniciativa do aluno de graduação em Geologia do IGc/USP, Matheus Troan Dias Parra, como um passatempo e com o tempo outros membros se juntaram à equipe atual. A proposta se baseou em um projeto parecido desenvolvido pelo Serviço Geológico da Suécia em 2017 chamado Better Geo, mas que no momento encontra-se sem atualizações e com bugs.

“Nós tínhamos um servidor que abrimos no ínicio pandemia com esse Better Geo, várias pessoas da geologia e de fora jogaram na época e era muito bom pois era uma forma de aproximar os alunos que estavam distantes e manter ou criar amizades, mas várias coisas nos frustraram desse projeto do Serviço Geológico da Suécia, inclusive o fato que ele estava praticamente abandonado e não atualizava há anos e tinha muitos problemas. Então eu decidi que iria começar o meu próprio mod/projeto, vários meses de desenvolvimento até que me convenceram de tentar transformar o mod em um projeto educacional”.

A ideia inicial era que o projeto fosse desenvolvido por meio de uma bolsa de extensão, porém o proposta evoluiu e se transformou em um projeto com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e InovaçãoPIBITI do CNPq. O projeto “Geoimmersion: expansão em Geologia para jogo Minecraft” é formado por uma equipe de cinco membros, todos graduandos em Geologia, Matheus, Felipe Trus (chefe artístico, criativo e programação), Leonardo Thomaz Rimi (programação e ajuda criativa), Antônio Vitor Braga do Espirito Santo(arte) e Eduardo Zenko Taniguti (redator e tradutor); e a orientação ficou a cargo do Prof. Paulo César Boggiani.

O mod tem como objetivo expandir o Minecraft como plataforma didática e divertida para aprender geologia. Saltando de algo em torno de 10 rochas para quase 50, com formações, diques, depósitos, minerais e aplicações de tudo isso.

“A ideia é mostrar que nem toda “pedra” é a mesma coisa e que praticamente tudo à nossa volta vem da geologia, dessa forma as pessoas que jogarem irão aprender os nomes, tipos de rocha, minerais que as constituem e o que dá para fazer com esse minerais”.

O mod também quer explorar a parte de conscientização ambiental, de como a má gestão de recursos e descarte pode acarretar problemas ao mundo. Tudo isso é feito de forma lúdica e divertida ao mesmo tempo, sem que pareça algo forçado, possibilitando o aprendizado dos nomes das rochas e suas características quase que naturalmente.

“Você vai jogando e jogando e percebe que se você quiser fazer uma pá de ferro você terá que ir até uma bacia sedimentar achar formação bandada de ferro, ou atrás de kimberlito se quiser diamante, ou de quartzito se quiser ouro, e com isso você pode fazer máquinas e ferramentas cada vez melhores e sem querer você aprendeu um pouco de geologia já que é um assunto meio fora do eixo de entendimento da sociedade e pouquíssimo presente no ensino básico”.

O projeto já teve mais de 1.200 downloads até o momento e conta com comentários muito positivos e “esperados” como “pensava que era tudo a mesma coisa” ou ”não sabia que era daí que vinha o cobre” por exemplo.

A previsão é ampliar a divulgação do projeto e adicionar mais minerais, focando mais em suas utilidades.

Saiba mais sobre o projeto: https://www.facebook.com/geoimmersionmod/

Para baixar o mod acesse: https://www.curseforge.com/minecraft/mc-mods/geoimmersion