Comunicados Divulgação

Somente juntos venceremos a Covid-19

Desde o dia 23 de agosto de 2021 a Universidade de São Paulo iniciou o processo de retorno presencial dos servidores completamente imunizados (que tomaram as duas doses da vacina ou dose única). Dados coletados por meio do registro de vacinação de servidores técnico-administrativos e docentes indicam que até o final do mês de setembro de 2021, 76% e 83%, respectivamente, estarão completamente imunizados.

Somente essas duas categorias somam 137 pessoas diariamente no IGc, além dos pós-graduandos e graduandos que possuem atividades presenciais autorizadas.

Essa readequação na rotina do Instituto deve ser seguida de uma mudança pessoal cada vez mais empática, uma vez que a Pandemia de Covid-19 nos ensinou que a proteção não é somente uma ação individual, mas necessariamente coletiva.

A vacinação parcial da comunidade não significa o fim da pandemia e isso tem ficado mais claro com o surgimento de novas e mais perigosas variantes do vírus.

Nesse sentido, e considerando esse retorno, é fundamental que todas e todos mantenham-se ainda mais seguros, evitando ao máximo se expor ao vírus em locais públicos e, especialmente, em aglomerações e confraternizações de reencontros e bate-papos presenciais desnecessários. Assim, é necessário que as pessoas se mantenham nos seus locais de trabalho sempre que possível, evitando deslocamentos e conversas pessoalmente no IGc. As comunicações entre os colegas em trabalho presencial devem ser priorizadas por meios virtuais (telefone, email, whatsapp), reservando os contatos pessoais apenas quando imprescindíveis. Conversas durante o almoço no pátio devem ser evitadas ao máximo, observando sempre a restrição de ocupação das mesas.

Uma suspeita de contágio acarreta a interrupção de atividades presenciais não somente da pessoa, mas de todos com os quais ela tenha tido contato direto. Ou seja, uma atitude pessoal afeta todo o coletivo.

Lembramos ainda que o uso de máscaras de boa qualidade (PFF2) ou máscaras duplas de tecido (com duas ou mais camadas) diminuem drasticamente o risco de contágio. Caso você precise de máscaras, o Instituto fornecerá 5 unidades de PFF2 (solicite aqui). E de acordo com as Diretrizes aos Dirigentes das Unidades, artigo 3.6:

O uso adequado de máscaras, que cubram boca e nariz, para alunos, docentes, servidores técnico-administrativos, terceirizados, pesquisadores, estagiários e agentes externos é obrigatório em todas as dependências da Universidade, nos termos do art. 3º-A da Lei nº 13.979/2020. O não atendimento a esta norma deve resultar em ação administrativa imediata

Sejamos conscientes, pois somente com ações coletivas venceremos a Covid-19.