Homenagem Nota de Pesar

Profº Darcy Pedro Svizero

O Prof. Darcy Pedro Svisero era um pesquisador de grande reconhecimento internacional, especialmente por suas pesquisas relacionadas a kimberlitos e diamantes.
Já no início dos anos 70, tornou conhecidas internacionalmente as ocorrências kimberlíticas e diamantíferas brasileiras, a partir de suas participações desde as primeiras “International Kimberlite Conferences (IKCs),” até hoje o principal veículo de discussão dos avanços científicos sobre petrologia de kimberlitos e recursos associados, e de publicações em periódicos internacionais dos mais reconhecidos, como “Jornal of Geology, Jornal of Geodynamics, etc.”
No início dos anos 90, foi um dos organizadores/coordenadores do IKC que ocorreu no Brasil, na cidade de Araxá, apresentando à comunidade internacional os corpos kimberlíticos da região do Alto Paranaíba, seu principal foco de estudo. Também nos anos 90, foi chefe do Departamento de Mineralogia e Petrologia do IGc-USP, contribuindo com uma maior integração entre docentes e servidores técnicos e apoiando na implementação de laboratórios analíticos.
Encerrou sua carreira como Professor Titular do IGc-USP. Porém, mesmo aposentado, continuou trabalhando em projetos de colaboração científica nacionais até seus últimos dias, participando de bancas de pós-graduação em 2019, com publicações internacionais importantes publicadas em 2020 e deixando alguns trabalhos ainda em andamento.
Além disso, o professor Darcy sempre foi um grande incentivador para outros colegas se envolverem com a temática, quer convidando para projetos de colaboração, quer cedendo parte de sua extensa amostragem.
No início de 2020, junto com outro colega do departamento, propôs uma nova disciplina na pós-graduação, já aprovada junto ao programa e comissão de pós-graduação, sob o título “Diamantes, kimberlitos e crátons”, e que aguardava a melhora do cenário da pandemia para ser oferecida aos alunos.
Sua partida inesperada trata-se de uma perda irreparável para o Departamento e para o Instituto. Mais que a perda para o ensino e pesquisa, o Prof. Darcy sempre foi um ser humano muito cordial, com qualidades ímpares. Era tido em alta estima por colegas, alunos e funcionários, sendo sempre muito acessível e tratando a todos sempre de uma forma generosa, singela e sempre com uma palavra otimista mesmo em períodos difíceis e desafiadores como os que estamos passando neste momento.
Algumas mensagens por ele compartilhadas neste início de 2021 registram algumas dessas suas grandes virtudes:
“Parece mentira, mas já estamos em 2021, incrível. O ano que não houve, mexeu com o mundo, e passou sem ninguém perceber. Agora é torcer para que este novo tempo traga a superação dos males que ocorreram….Mas sigo otimista fazendo o que eu posso…
Que pena que todos os trabalhos pararam. Agora é recomeçar assim que as vacinas chegarem. Quando voltar ao normal replanejamos o futuro…
…Mas o tempo é o senhor da vida e tudo vai passar e voltar ao normal.
Até breve se Deus quiser…
Aproveito para enviar meus votos de muita saúde, fé e disposição para continuar os trabalhos do dia a dia.
Tenha um feliz 2021”
Até breve, Prof. Darcy.

Foi um grande privilégio nosso tempo de convivência no IGc-USP. Continuará presente em nossas memórias, deixando não apenas colegas, mas uma série de amigos que já estão sentindo e muito sua falta.