Mulheres nas Geociências – IGc/USP

No Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, às 18h00, a Comissão de Cultura e Extensão e o Grupo para Desenvolvimento de Atividades Extracurriculares do Instituto de Geociências da USP trazem a debate as experiências e os relatos de profissionais das geociências formadas nos cursos de Bacharelado em Geologia e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA).
Participantes:

Cassandra Maroni Nunes Geóloga, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo “Sou formada em 1985 no IGc-USP, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC em 2019, geóloga do Instituto Geológico/SIMA. Prestei serviço à Prefeitura de Santos por oito anos, onde implantei um programa pioneiro de enfrentamento de risco de escorregamentos nos Morros. Fui eleita por 4 vezes e cumpri o mandato de vereadora na Câmara Municipal de Santos. Fui Secretária Nacional do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento na gestão Dilma. Fui diretora do CEPEGE por diversos anos. Fui diretora da UEE-SP no início da década de 80.”

Natália Leite de Morais – Licenciada em Geociências, Defesa Civil do Município de São Paulo “Me chamo Natália e cursei Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental de 2009 a 2013. Em 2012 iniciei estágio na Coordenação Municipal de Defesa Civil de São Paulo e em 2013 fui efetivada. Sempre estive vinculada à Divisão de Prevenção e desde outubro de 2020 exerço a função de diretora da equipe. Em 2017 ingressei no Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública/USP e defendi minha dissertação em 2019. Minha pesquisa analisou a capacidade de adaptação da cidade de São Paulo frente às mudanças climáticas a partir da análise de cinco políticas públicas coordenadas pela Defesa Civil.”

Chahrazéd Layaun MorenghiGeóloga, PETROBRAS S.A. “Eu sou a Chahrazéd, entrei na Geo em 1998. Em 2004 comecei o mestrado no Programa de Geologia Sedimentar sob a orientação do Prof° Jorge Hachiro. Em 2007 ingressei na Petrobras e trabalhei no CENPES na Gerência de Sedimentologia e Estratigrafia por 7 anos. Em 2014 passei para a Exploração como  integrante do grupo de Interpretação de Bacias Terrestres. Com o fim da gerência, em 2020, fui transferida para o Grupo Novas Áreas Exploratórias, onde estou atualmente.”

Cada uma delas traz o seu próprio olhar sobre a participação da mulher nas Geociências. A mediação será da Profa. Denise Bacci.

Participe!

Link para o evento: https://www.youtube.com/watch?v=9MTwRK6BBMc