O Projeto Acolhimento, elaborado por Rosana de Cássia de Oliveira Oba, foi intitulado “AcolheGeo”, pois as palavras “Acolhe” dá ideia da ação do acolhimento e “Geo” pelo projeto estar sendo implementado no Instituto de Geociências.
As imagens e cores que representam o Projeto Acolhimento e comporão o logo foram escolhidos devido à simbologia desses elementos. A variedade de cores representa a diversidade humana, as mãos expressam o acolhimento e o círculo simboliza a roda da vida/ciclos, o movimento, a harmonia, o equilíbrio, a integração, a fluidez, o inespacial, o atemporal, a totalidade e a Unidade.
A concepção do Projeto Acolhimento surgiu da necessidade de melhorar, promover o acolhimento, a empatia, a integração, o sentimento de pertencimento , bem estar, assim como, proporcionar uma relação mais solidária e respeitosa, possibilitando às pessoas as condições para um melhor e maior desenvolvimento, tendo como origem três fatores relevantes, observados pela autora do projeto:
- A experiência desses 37 anos na USP verificou-se a falta de iniciativas de acolhimento pela universidade, por meio de muitos relatos dos membros da comunidade universitária, principalmente, por parte dos discentes. Uma vez que o ingresso no ambiente universitário implica uma série de transformações na vida dos jovens estudantes.
- Verificação da importância do sentimento de pertença, constatado em pesquisa realizada na elaboração da monografia apresentada ao curso de especialização da ECA, em 2008.
- Com a finalidade de suprir essa lacuna, o artigo apresentado para conclusão do curso de especialização em Gestão de Terapias Integrativas e Complementares, FACEAT/IDEPES, teve como um dos objetivos a elaboração do Projeto Acolhimento.