Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Recursos Minerais e Hidrogeologia

 

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia possui caráter aplicado, fundamentado em pesquisas inseridas na fronteira do conhecimento geológico, e tem como objetivo a capacitação dos alunos nas áreas dos Recursos Minerais e Hídricos, Geologia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O programa estrutura-se em duas áreas de concentração: Hidrogeologia e Meio Ambiente e Recursos Minerais e Meio Ambiente. Em ambas, há consistente aplicação das geotecnologias (geoestatística, geofísica, sistemas de informações georreferenciadas e sensoriamento remoto) e múltiplas técnicas analíticas.

 

A área de Hidrogeologia e Meio Ambiente visa ao estudo do manejo, avaliação e aproveitamento dos recursos hídricos subterrâneos, além da aplicação de hidrogeoquímica, hidrologia isotópica e o desenvolvimento de metodologias para redução dos riscos da contaminação e remediação de solos e aquíferos, bem como de estudos do ordenamento territorial, incluindo o uso de técnicas de geoprocessamento. A área responde a uma crescente demanda da sociedade, que busca a sustentabilidade do uso dos recursos hídricos e ambientes mais saudáveis, e o enfrentamento dos problemas decorrentes das mudanças climáticas globais e da elevada demanda por água das diversas atividades urbanas, agrícolas e agroindustriais.

 

A área de Recursos Minerais e Meio Ambiente tem natureza multidisciplinar e busca a identificação e análise de atributos descritivos dos depósitos minerais metálicos e não metálicos, a caracterização de processos e modelos metalogenéticos, a proposição de modelos exploratórios e a avaliação de recursos minerais, assim como avaliação do meio físico e dos impactos ambientais associados à mineração.

 

A descoberta de novos depósitos minerais é uma necessidade urgente que precisará cada vez mais de geólogos especializados e exigirá, progressivamente, maior rigor e conhecimento científico. Adicionalmente, a explotação mineral não pode mais ser dissociada dos conceitos de desenvolvimento sustentável e de práticas ambientais rigorosas. Dessa forma, avanços na Geologia Ambiental, com ênfase no acompanhamento de todas as etapas de projetos de exploração mineral e na recuperação e reabilitação de áreas degradadas são também fundamentais.

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos