Title: Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
Subtitle:
Author: Erickson Zanon

Apresentação

O Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental (GSA) resultou da estruturação departamental promovida no Instituto de Geociências em 1999 e agrega as áreas de conhecimento então existentes nos antigos departamentos de Paleontologia e Estratigrafia e Geologia Econômica e Geofísica Aplicada, bem como a área de Geoquímica de Superfície. A criação do GSA foi baseada na agregação de objetivos em torno do estudo das rochas sedimentares, incluindo-se a sua origem, aproveitamento de recursos hídricos e minerais associados, bem como o impacto das atividades humanas. Trata-se, portanto, de um departamento em que se desenvolve tanto a pesquisa básica nas áreas de rochas sedimentares (sedimentologia e estratigrafia) e de hidrogeologia, bem como a pesquisa aplicada nos seus mais diversos segmentos (métodos prospectivos diretos e indiretos, sensoriamento remoto e geoprocessamento, geologia ambiental, minerais e rochas industriais, sistemas cársticos, petróleo e gás, etc.).

No ensino de graduação, o GSA é responsável por 11 disciplinas obrigatórias totalizando 58 créditos aula, e por 15 disciplinas optativas totalizando 60 créditos aula. Os docentes do GSA participam também da ministração de 12 disciplinas interdepartamentais obrigatórias e de 4 disciplinas interdepartamentais optativas. Cabe ressaltar que o GSA oferece, também, as opções profissionalizantes em Geologia do Petróleo e em Hidrogeologia.

Com relação ao ensino de pós-graduação, os docentes do GSA encontram-se alocados em três dos quatro programas de pós-graduação do Instituto, quais sejam: Programa de Pós-Graduação em Geologia Sedimentar, em Recursos Minerais e Hidrogeologia e Geoquímica e Geotectônica.


Go back to the regular design...