Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

 

O Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo) constitui uma unidade interdepartamental do Instituto de Geociências - IGc - USP e, desde sua criação em 1964 no então Departamento de Geologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, tem sido a entidade responsável pelas pesquisas geocronológicas na Universidade de São Paulo. O CPGeo tem ampliado sua capacitação analítica com a constante implementação de novas técnicas e aprimoramento da espectrometria de massa, que possibilitam avançar no conhecimento de processos geológicos diversos, dentro da dinâmica terrestre.

 

O CPGeo engloba tanto laboratório de separação, no qual a amostra passa pela etapa de preparação e concentração de minerais, quanto de análises químicas, realizadas em salas limpas certificadas (ISO 07). O Centro possui vários laboratórios onde são realizadas análises isotópicas pelos métodos Rb-Sr, Sm-Nd, Pb-Pb, U-Pb, Ar-Ar, Re-Os  (depende de negociação e exige a participação do usuário no laboratório) e Isótopos Estáveis (H, C, O).

 

É equipado com dois espectrômetros de massa por termo ionização (TIMS), um espectrômetro de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), um espectrômetro de massa com ablação a laser com plasma indutivamente acoplado (LA-ICP-MS), um espectrômetro multicoletor para análise de Argônio e Hélio, três espectrômetros de massa com sistemas GasBench e H-Device para isótopos estáveis (C, O e H) e um espectrômetro de massa de íons secundários (SIMS) de alta resolução e sensibilidade com uma microssonda iônica (SHRIMP).

 

O CPGeo apoia pesquisas de diversas instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, oferecendo também serviços para setores produtivos vinculados às áreas de exploração mineral e pesquisa ambiental. Faz parte da Rede Geochronos - a Rede Nacional de Estudos Geocronológicos, Geodinâmicos e Ambientais, uma rede de pesquisa em geociências criada pelo Ministério das Minas e Energia que une diversas instituições e laboratórios nacionais.

 

Regulamento CPGeo

Regimento_do_CPGeo.pdf

126 K
Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos