Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Comissão de Pesquisa


SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP)


Trata-se de uma atividade anual onde os bolsistas dos programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, apresentam os resultados obtidos em seu projeto de Iniciação Científica. O Simpósio acontece anualmente, recebendo grande quantidade de trabalhos, organizados nas quatro grandes áreas de conhecimento (Humanas e Humanidades, Exatas e Engenharias, Biológicas e Saúde, Agropecuárias). Também compõem o evento mesas redondas e apresentações orais.  As inscrições são realizadas diretamente no site (uspdigital.usp.br/siicusp).

A partir do ano de  2014, o SIICUSP passou a ser realizado em duas etapas, com vistas a contribuir para os processos de avaliação e formação dos estudantes envolvidos, por meio de uma maior participação de docentes, doutores colaboradores e pós-graduandos nos processos de avaliação e da participação ativa dos estudantes como avaliadores juniores.

Em 2016 a 1ª etapa foi realizada de 12 a 14 de setembro, em conjunto com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, nas dependências daquele Instituto. O Instituto de Geociências teve a particiação de 15 bolsistas apresentando seus trabalhos em forma de Pôsteres. Também participaram do evento um total de 28 avaliadores do Instituto, dos quais 16 Professores Doutores, 08 Pós Doutorandos, 02 Doutorandos e 02 funcionários técnicos. Nesta etapa foi selecionado 15% dos estudantes do Instituto que apresentaram os melhores trabalhos para participarem da 2º etapa.

A 2ª etapa foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2016, no Centro de Difusão Internacional do Campus de São Paulo de forma integrada  de uma Mostra Pública dos Destaques de 2016, com apresentação dos trabalhos em formato de pôsteres na língua inglesa.

Foram apresentados 433 trabalhos, sendo 383 de alunos USP, 40 de outras instituições e 10 de estudantes estrangeiros convidados. Participaram dos Comitês Científicos 258 avaliadores, docentes e pós-doutorandos da USP e de outras instituições. Além das sessões de pôsteres, foram realizadas duas mesas redondas, uma USP Lecture e um debate:

Trajetórias em Ciências: Prof. Dr. Marco Antonio Zago, Prof. Dr. José Goldemberg, Profa. Dra. Marta Arretche (mediação: Prof. Dr. Hamilton Varela);

Trajetórias em Tecnologia: Music Jungle, Caos Focado, Med Room (mediação: Prof. Dr. Eduardo Zancul)

USP Lecture: Prof. Dr. Shigeru Miyagawa

Divulgação Científica: Dr. Atila Iamarino e Dr. Paulo Miranda

 

 

Apresentação dos trabalhos da 1º Etapa

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos