Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Nos dias 26, 27 e 29 de maio ocorreu o 1º Seminário Interno do Núcleo de Apoio a Pesquisa Geoanalítica-USP. Tal evento era um anseio desde a consolidação do núcleo e seu objetivo foi a troca de informações acerca das aplicações e desenvolvimentos de métodos analíticos físicos e químicos relacionados a materiais geológicos, bem como propor e discutir melhoramentos contínuos em termos de gestão de administrativa, gestão de usuários e gestão de qualidade dos laboratórios integrantes.

 

No primeiro dia do evento (26/05), na parte da manhã, a solenidade de abertura iniciou as atividades do seminário e contou com a participação do Prof. Dr. Valdecir de Assis Janasi, diretor do Instituto de Geociências; Prof. Dr. Silvio Roberto Farias Vlach, coordenador do NAP Geoanalítica-USP; Professor Excelso Ruberti, vice-coordenador do NAP Geoanalitica-USP; e Prof. Dr. Miguel Angelo Stipp Basei, docente titular do IGc-USP. Logo após, o Prof. Dr. Excelso Ruberti apresentou o projeto do núcleo,  listou os laboratórios que compõe o parque de equipamentos, elencou os objetivos e metas do NAP, bem como deu informe acerca dos números pertinentes a pesquisadores docentes, técnicos e discentes que estão vinculados ao núcleo. O Prof. Dr. Celso de Barros Gomes, ex-diretor do IGc e contribuidor maior da aquisição do novo equipamento de Microssonda Eletrônica, levantou o histórico e pioneirismo da USP no desenvolvimento das pesquisas analíticas em geociências e seu processo evolutivo até os dias atuais. A Profa Dra Jacinta Enzweiler apresentou o funcionamento do parque analítico do Instituto de Geociências da Unicamp, e demonstrou afinidades com o NAP em termos de estrutura laboratorial. Na parte da tarde, todos os laboratórios componentes do núcleo executaram  apresentações nas quais detalharam as ativdades exercidas internamente, bem como relacionaram os equipamentos disponíveis, evidenciando os aspectos teóricos e práticos de cada um.

 

No segundo dia do evento (27/05), na parte da manhã, o NAP Geoanalitica-USP recebeu convidados externos. A primeira apresentação foi do Prof. Dr. Henrique Kahn, geólogo formado no IGc USP, que discorreu sobre as caracterísitcas gerais do Laboratório de Caracterização Tecnológica da Poli-USP, bem como respondeu às perguntas dos presentes sobre a dinâmica de funcionamento. Em seguida, o Prof. Dr. Antônio Jose Ranalli Nardy apresentou o panorama e estrutura das facilidades analiticas do Departamento de Petrologia e Metalogenica da UNESP de Rio Claro, além de também responder perguntas sobre o funcionamento e operações dos laboratórios. Encerrando o ciclo de palestras do seminário,  a analista chefe da Central Analitica do Instituto de Químca da USP, Luzia E. Sado Narimatsu e a especialista em laboratório Vânia Aparecida Blasques Bueno Silva apresentaram o funcionamento da central, bem como elencaram os principais equipamentos. Descreveram, também, o funcionamento da central do usuário da página web da Central Analitica, em que é possível o usuário dar entrada nas amostras, acompanhar todo o processo e consultar os débitos, totalmente de forma online.

 

Em 29/05, último dia do seminário, ocorreram as mesas redondas, restritas aos integrantes do núcleo. No período da manhã o assunto foi gestão de usuários, mediada pelo Prof. Dr. Gergely Andres Julio Szabó e o objetivo foi discutir tópicos relacionados ao modo como o NAP Geoanalitica-USP se relaciona com seus usuários como, por exemplo, treinamento e formação de usuários, otimização de entrada e fluxos de amostras e rastreamento de amostras e resultados. Na período da tarde, foi discutida a gestão de qualidade, assunto mediado pelo Prof. Dr. Valdecir de Assis Janasi, que teve por objetivo a abordagem sobre normas de uso, treinamento e segurança nos laboratórios, participação em testes de proficiência nacionais e internacionais , avaliações de desempenho, além de inovações metodológicas.

 

Em breve, as sínteses das reuniões serão disponibilizadas nesta página.

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos