Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

9th SSAGI

 

O 9 SSAGI - Simpósio Sul-Americano de Geologia Isotópica, foi realizado entre os dias 6 e 9 de Abril de 2014 no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo, Brasil.

 

Dezessete anos se passaram desde que o Centro de Pesquisas Geocronológicas - CPGeo - do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, organizou o primeiro Simpósio Sul Americano de Geologia Isotópica (SSAGI). Depois de 7 outros eventos, que foram realizados em países da América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia, o SSAGI volta a São Paulo. Este SSAGI de 2014 marca uma data importante, pois comemora o 50º aniversário do CPGeo, criado em 1964.

 

O evento abordou diferentes áreas da Geologia Isotópica aplicadas a processos geológicos (ígneos, metamórficos e sedimentares), incluindo evolução crustal e mantélica, além das aplicações específicas ao meio ambiente, recursos energéticos e minerais.

 

Discutiu-se o estado da arte desta área das geociências a nível mundial, contando com pesquisadores de diversos países da Europa (Inglaterra, Noruega, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Espanha e Portugal), América do Norte (Canadá, EUA e México), Austrália, Namíbia, além dos países da América do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia e Uruguai e Brasil, representado por Universidades de todo território, pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM e Cenpes (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) da PETROBRAS.

 

Palestras convidadas abordaram temas específicos como: Aplicação dos isótopos estáveis nos estudos de contaminantes e salinização em águas subterrâneas, em paleoclimas e geologia do petróleo; abordagem multi isotópica aplicada aos ciclos geológicos e a evolução da crosta continental e mantélica, à evolução tectônica de faixas de dobramentos Neoproterozóicas de distintas Províncias Tectônicas da América do Sul; datação U-Pb e interpretação das idades (zoneamento e texturas em zircão; circulação de fluidos de durante metamorfismo de alto grau) e problemas atuais e práticas da técnica LA-ICP-MS (laser ablation inductively coupled plasma mass spectrometry) em zircão; datação de eventos na superfície da Terra usando luminescência, entre outros.

 

Este evento, já consolidado na comunidade técnica, fornece oportunidades aos pesquisadores, cientistas e alunos a compartilharem seus resultados e reflexões sobre a aplicação da geologia isotópica para problemas relacionados à geocronologia, evolução crustal e mantélica, questões ambientais e exploração de minério, petróleo e gás. Proporciona um interessante intercâmbio científico entre Instituições de pesquisa nacionais e internacionais, através da discussão de temas relacionados à geologia isotópica e geocronologia, bem como aprimoramento metodológico e parcerias técnico-científicas. A discussão e apresentação de importantes temas da Geologia isotópica com aplicações diversas em um simpósio internacional permite o fortalecimento das Instituições de pesquisa do país intercâmbio através da troca de conhecimento, e da possibilidade da ampliação das parcerias entre pesquisadores brasileiros e internacionais. Um simpósio deste porte contribui ao desenvolvimento geocientífico do país, incentivando a geração de conhecimento a partir de dados analíticos de alta precisão em geocronologia e geoquímica isotópica dentro da dinâmica terrestre, nas áreas de petróleo, mineração e ambiental. Permite o contato com o desenvolvimento de tecnologias de ponta mundiais, permitindo o fortalecimento dos centros de geologia do país, com avanço significativo do conhecimento geológico-isotópico do território nacional.

 

 

Program and Abstracts

programa_ssagi_2014.pdf

Program and Abstracts

Palestras

Dia 7 de abril


Fernando Corfu - Zircon zoning and textures and their effect on U-Pb dating and interpretation of ages

 

Jan Kosler - Current problems and practices of U-Th-Pb laser ablation ICP-MS dating of zircon

 

Márcio Martins Pimentel - The tectonic evolution of the Brasília Belt: a geochonological and isotopic approach

 

Chris HawkesworthGeological Cycles and the Evolution of the Crust

 

Dia 8 de abril


Simone A. Kasemann - Neoproterozoic climates, ocean acidification and continental weathering: the stable isotope story

 

Victor Alberto Ramos - The Jurassic - Cretaceous boundary: A geochronological challenge

 

Emmanuelle Petelet-Giraud - Groundwater salinization of a coastal Mediterranean multilayer aquifer (the Roussillon Basin, France): a multiisotopic fingerprinting approach

 

Ramon Aravena - Application of environmental isotopes in contaminants studies in groundwater

 

Richard Walker - Secular evolution of highly siderophile elements in the oceanic mantle

 

Daniela Rubatto - U-Pb dating and fluid circulation during high-grade metamorphism: more than just ages

 

Dia 9 de abril


César Vinasco - Northwestern Andes: an overview of accretionary systems

 

Antonio Carlos Pedrosa-Soares - Time constraints for the evolution of the Araçuaí-West Congo orogen and its basement: A tribute to Carlos Mauricio Noce

 

Paulo Vasconcelos - Deriving the geo and thermo components of noble gas chronology

 

Umberto G. Cordani50 years of Geochronology in South America

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos