Title: Parque Instrumental
Subtitle:
Author:

Parque Instrumental

 

O Instituto de Geociências abriga atualmente um amplo parque de equipamentos, adquirido graças a esforços de seu corpo docente e técnico e ao financiamento obtido junto a agências, com especial destaque para a Fapesp, além de Finep, CNPq e Capes, e adicionalmente empresas como a Petrobras.


Este parque tem sido continuamente ampliado, como bem demonstra a instalação recente (2011-2012) de dois equipamentos de grande porte, abrigados em construções dedicadas, que elevam a um novo patamar as pesquisas tradicionais desenvolvidas no CPGeo (Sensitive High Resolution Ion Micro Probe II; Shrimp II) e no Departamento de Mineralogia e Geotectônica (Microssonda Eletrônica com Field Emisson Gun; FE-EPMA).


Destacam os equipamentos de grande porte (com valores de compra acima de 100 mil reais), e os principais periféricos a eles associados. Estes equipamentos estão concentrados no CPGeo e nos laboratórios de análises de minerais e rochas vinculados aos departamentos.


Um grande número de equipamentos de médio porte distribui-se pelos dois centros de pesquisa e pelos laboratórios dos dois departamentos, e são listados nas Tabelas 3, 4 e 5. As siglas dos laboratórios e respectivos professores responsáveis atuais encontram-se na Tabela 6.


A infra-estrutura para o funcionamento destes equipamentos conta ainda com instrumental sofisticado, como geradores, no-breaks e sistemas de refrigeração.

RELACAO_DOS_EQUIPAMENTOS_EXISTENTES_NO_IGc.pdf


Go back to the regular design...