Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Estudo granulométrico, mineralógico e químico de areias como subsídio ao desenvolvimento de atividades de ensino e divulgação em Geociências


A areia, como outros sedimentos inconsolidados, é o produto de importante etapa dentro do ciclo das rochas e seus processos de formação e acumulação são facilmente observáveis em vários cenários naturais (praias, dunas eólicas, rios, lagos). Assim como nós, seres humanos, cada grão de areia tem uma história que pode ser revelada através da investigação de suas propriedades, em diferentes escalas de observação e com diferentes ferramentas de análise. A carência de materiais didáticos em Geociências e a falta de cultura geológica dos alunos do ensino Fundamental e Médio e da população em geral impõem como desafio a reformulação dos conceitos e princÌpios relativos a processos e produtos geológicos.

 

Os principais objetivos do projeto são a criação de um Atlas apresentando a diversidade das areias das praias do Litoral Paulista e o desenvolvimento de atividades didáticas e produção de materiais para ensino e divulgação das Geociências. Isso será feito por meio do estudo da mineralogia, granulometria e composição química de areias de diferentes sistemas deposicionais e áreas geográficas, com ênfase às praias do Estado de São Paulo.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Christine Laure Marie Bourotte (EACH/USP)

Financiado pela FAPESP

 

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos