Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Laboratório de Difração de Raios X - LDRX

Docentes responsáveis

Prof. Dr. Daniel Atencio

Prof. Dr. Fábio Ramos Dias de Andrade

 

Especialista em Laboratório

Dr. Flávio Machado de Souza Carvalho (Físico)

 

Contato

(11) 3091-4110

 

 

Resumo das atividades

O Laboratório de Difratometria de Raios X do NAP-Geoanalítica USP é voltado à análise de materiais sólidos cristalinos em pó. A atividade principal do laboratório é a identificação das fases constituintes de rochas. Também são analisados rotineiramente materiais industriais, como cerâmicas, cimentos, escórias e fármacos, entre outros.
O Laboratório está equipado com dois difratômetros: (a) difratômetro Bruker Modelo D8 Advance Da Vinci com detector LYNXEYE e ótica TWIN-TWIN, que  permite operar com ótica divergente ou paralela e (b) difratômetro Siemens D5000 com detector de cintilação e ótica fixa. Ambos os equipamentos operam com radiação K-alfa de cobre.
Para a identificação de fases o laboratório conta o programa SUITE Diffracplus e com os bancos de dados PDF-2 (ICDD) versão 2009 e COD (Crystallographic Open Database). O laboratório também oferece análise quantitativa de fases e determinação de outros parâmetros cristalográficos pelo método de Rietveld, com o programa TOPAS 4.1.

 

 

Equipamentos

Difratômetro de pó Siemens modelo D5000com detector de cintilação e ótica fixa, geradores de Raios X e câmeras de difração de vários tipos para pó ou monocristais (Debye-Scherer e Guinier, Gandolfi, câmera de precessão),Difratômetro Bruker Modelo D8 Advance Da Vinci com detector LYNXEYE e ótica TWIN-TWIN.

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos