Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Laboratório de Microssonda Eletrônica - ME

 

Docentes responsáveis

Prof. Dr. Silvio Roberto Farias Vlach

Prof. Dr. Gaston Eduardo Enrich Rojas

 

Especialistas em Laboratório

Marcos Mansueto (Químico)

MSc. Leandro Ap. Stepien de Moraes (Físico)

 

Técnico de Laboratório

Paulo Roberto Molinaro

 

Contato

(11) 3091-4113

 

 

Informações gerais para acesso ao laboratório

 

Formulário para utilização do Laboratório Multiusuários de Microssonda Eletrônica

 

 

 

Resumo das atividades

 

O Laboratório de Microssonda Eletrônica (EPMA) é o mais tradicional e moderno da América do Sul, operando desde o início da década de 1970. Realiza rotineiramente análises composicionais quantitativas e qualitativas pontuais por dispersão de energias (EDS) e de comprimento de ondas (WDS) e imageamentos de varredura eletrônica (eletrons secundários, SE, e retro-espalhados, BSE), de raios X característicos e de luz cátodo-luminescente (CL), todos com alta resolução espacial. As análises quantitativas (mote principal do laboratório) e qualitativas podem ser obtidas em volumes diminutos (algumas µm3). Em princípio, quaisquer amostras de materiais sólidos naturais ou sintetizados são passíveis de análise: minerais, ligas metálicas, vidros, cerâmicas, bem como outros materiais de interesse às geociências e às ciências dos materiais. Procedimentos analíticos disponíveis em rotina aos usuários incluem além de imageamentos e análises qualitativas (EDS, WDS) de quaisquer materiais, determinações quantitativas (WDS) pontuais para minerais formadores de rocha e minerais acessórios e/ou de interesse metalogenético. Procedimentos diferenciados, tais como análises para geocronologia Th-U-PbT de minerais portadores de Th e/ou U, análises em que se requer limites de quantificação otimizados para elementos específicos, outros minerais e/ou materiais são agendados mediante consulta prévia.

 

As amostras são preparadas no Setor de Laminação do Laboratório e incluem seções delgado-polidas convencionais com espessuras variáveis e diversas montagens de grãos e/ou fragmentos em resina apropriada.

 

Os docentes ligados diretamente ao laboratório oferecem duas disciplinas específicas, uma, optativa, em nível de graduação (GMG-482, Análise Instrumental II), outra para pós-graduação (GMG-5854, Microssonda Eletrônica), em que são ministrados os fundamentos dos diversos métodos e suas aplicações, com ênfase nas atividades práticas para operação dos equipamentos, preparação de rotinas analíticas e tratamento de dados.

 

As atividades analíticas dos usuários são assistidas por técnicos de nível superior e, quando necessário, pelos docentes responsáveis.

 

 

Equipamentos

 

 

O laboratório está instalado em dois ambientes distintos e dispõe de duas microssondas eletrônicas totalmente automatizadas, uma JEOL-JXA8600 convencional, com canhão eletrônico com filamento de W e, outra, moderna, JEOL JXA-FE-8530, com com canhão eletrônico suportado por Field Emission (FE), que permite a melhor resolução espacial da atualidade. Ambas estão providas com cinco espectrômetros WDS e um espectrômetro EDS. Os espectrômetros WDS contam, cada qual, com dois cristais analisadores intercambiáveis. Cristais analisadores de grande área para elementos leves, bem como detector para imageamento CL, estão disponíveis no equipamento 8530.

 

 

O laboratório conta com infra-estrutura completa para operação, que inclue climatização especial, grupos geradores e sistemas "no-break", além de micro-computadores para tratamento de dados.

 

O Setor de Laminação do Laboratório conta com completa linha de equipamentos Logitech para preparação de seções delgado-polidas e montagens de fragmentos/grãos. Para preparação de amostras, conta-se também com metalizadores Edwards e Jeol, além de evaporador de C e Au convencional e equipamentos menores para suporte geral. Uma platina automatizada MicroBeam sob microscópio com luzes transmitida/refletida permite referenciar pontos para análise com precisão micrométrica.

 

 

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos