Bem vindo ao Portal do IGc USP
    

Fernanda Coyado Reverte


email: fernanda.reverte@usp.br

 

 

Mestranda do programa de Mineralogia e Petrologia (Área: Mineralogia Experimental e Aplicada) do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências atuando principalmente no seguinte: divulgação de geociências e patrimônio geológico.

Para acessar o CV lattes completo:

 

 

 

Projetos Desenvolvidos


 

Bogicca

Jogo para Ensino dos Processos de Formação do Solo

 

Bogicca é um jogo que tem por objetivo concluir o ciclo de formação do solo a partir de seus agentes de formação, Rocha, Clima, Relevo, Animais, Plantas e Tempo. De um modo dinâmico e educativo, o jogo incentiva a preservação da natureza através do desenvolvimento da responsabilidade ambiental dos jogadores.


Tabuleiro do Bogicca - clique na imagem para ampliar

 

O GeoHereditas conhece a importância dos jogos no desenvolvimento educacional de crianças, no que se refere à aquisição de valores que formam o caráter, a melhora no convívio social e o auxílio pedagógico no processo de aprendizagem, por isso apoia a divulgação do jogo Bogicca, que se apresenta como um importante Recurso Didático voltado ao ensino de Geociências.

 

Entre os dias 12 e 19 de Maio de 2012, o jogo foi apresentado no I Congresso Internacional "Geociências na CPLP", na Universidade de Coimbra, com o apoio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo da Universidade de São Paulo (GeoHereditas). A participação no evento constituiu-se em oportunidade impar para fortalecer a conexão entre docentes e alunos de universidades brasileiras e das de países de língua portuguesa, que contemplem em sua formação universitária o campo das geociências, principalmente na área de Educação em geociências e em Ciências Ambientais.

 

 

O mesmo apoio à divulgação das Geociências ocorreu no 46º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado na cidade de Santos - SP, entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro de 2012. O GeoHereditas patrocinou a confecção do Bogicca em tabuleiro gigante fixado no chão com suas respectivas peças fabricadas em pelúcia, atraindo a atenção de crianças e adultos, além do público participante do evento. O jogo estava inserido na programação das atividades da Praia das Geociências, um anexo do referido congresso, que tinha por finalidade transmitir conteúdos relacionados às geociências para a população da baixada santista.

 

 

 

 

 

 

Para maiores informações entre em contato com Fernanda Reverte (fernanda.reverte@usp.br).

 

 

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos