Bem vindo ao Portal do IGc USP
:: Home > Ensino
    

O Instituto de Geociências oferece 2 cursos de graduação:

Bacharelado em Geologia

O geólogo preocupa-se com o estudo do Planeta Terra, seus materiais e os processos que o afetam. Pode trabalhar no campo, laboratório e escritório com a finalidade de descobrir e desenvolver recursos minerais, hídricos e energéticos, prevenir e remediar desastres naturais, monitorar agentes poluidores e recuperar áreas degradadas, além de atuar em projetos de engenharia civil. Utiliza tanto equipamentos simples como bússola, GPS e martelo como equipamentos sofisticados de pequeno, médio e grande porte para análises químicas, mineralógicas e isotópicas e para medidas geofísicas.

 

Esse profissional tem formação polivalente que lhe permite trabalhar nas áreas de mineração, petróleo, água subterrânea, engenharia civil, estudos ambientais, cartografia geológica e no ensino e pesquisa em geociências.

 

A demanda pelo geólogo é crescente devido à necessidade pela sociedade de recursos minerais, hídricos e energéticos, bem como de planejamento racional do uso e ocupação do solo.

Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental

O Licenciado em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) tem formação básica em Ciências Exatas e conhecimento da Dinâmica Interna e Externa do Planeta Terra e da interação dessas dinâmicas com as atividades humanas e utiliza desse conhecimento para atividades educacionais formais e não formais na área de meio ambiente, com ênfase nos recursos minerais, hídricos e energéticos, com o objetivo de formar cidadãos críticos e preparados para enfrentar os desafios ambientais na Sociedade atual.

 

Pretende-se ainda proporcionar ao formando a visão sistêmica do Planeta Terra e prepara-lo para atuar no ensino escolar, em escolas de ensino técnico e em atividades interdisciplinares voltadas à Educação Ambiental, e não-escolar, com atividades educativas em museus, centros de ciências, centros de educação ambiental de empresas, organizações não-governamentais e demais congêneres.

Direitos Reservados © 1999-2017  Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo
Login | Créditos