AVISO

NOVA DATA PARA O CURSO DO IAGO

Será dia 16/09/2020 às 16h00!

Teremos o mini-curso Machine Learning para geração de mapas litológicos preditivos – Módulo 3 (2h) – Aula prática para geração de mapas litológicos preditivos.

Àqueles que se interessarem, acompanhem a aula prática de seus próprios computadores utilizando os dados para o módulo. Os dados podem ser baixados do Github (https://github.com/iagoslc/Lithology-Prediction-Tutorial) ou do Google Drive (https://drive.google.com/drive/folders/1gEEAXyVyI2ZzySwWWnm4xGnYr1PaO_AT?usp=sharing).

Será necessário ter também o software gratuito Orange Canvas (https://orange.biolab.si/).

O executável deste programa tem cerca de 470 Mb, sendo recomendável o download e instalação com antecedência.

Para aqueles que tiverem disponibilidade, também será utilizado (brevemente) o ArcMap.

Aproveitem!

O Sistema Terra é o resultado de complexas interações entre a litosfera, hidrosfera, atmosfera e bioesfera que evoluem continuamente desde a formação do planeta. Sua compreensão é fundamental nas mais diversas áreas, desde a busca pelos recursos minerais até a preservação do meio ambiente. Mais recentementemente, tem havido um enorme acúmulo de dados muito variados no estudo dos processos geológicos, em níveis que ultrapassam em muito a capacidade humana de distinção de padrões, tendências e interrelacionamentos, dificultando a compreensão e o uso das informações na resolução dos desafios necessários para suprir as demandas da sociedade nos mais diversos campos.

Nas últimas décadas, com o aumento da capacidade de processamento e a redução de custos de computadores, os algorítmos de Inteligência Artificial têm sido intensamente desenvolvidos e seu uso têm mostrado grande eficiência na solução dos mais variados problemas científicos, sociais e econômicos. Ainda mais recentemente, o uso intensivo de AI nas geociências tem aberto um vasto e potencial campo de estudos, desde a geologia básica, incluindo o mapeamento geológico, até as áreas de meio ambiente, geologia de engenharia, ensino, hidrogeologia, recursos minerais, energia, geotecnologias, etc. O campo da IA denominado Machine Learning abrange um vasto conjunto de aplicações em todas essas áreas, o que motivou o desenvolvimento deste mini-curso apresentado sob a forma de um ciclo de palestras, cujo principal objetivo é propiciar aos estudantes de Geologia e áreas afins informações sobre o método, conhecimento de algumas aplicações e seu potencial uso.

Para tanto, vários especialistas que têm se destadado no cenário nacional e internacional nesta área apresentarão exemplos e métodos para desenvolvimento desta aplicação, desde o mapeamento geológico até a petrografia digital.
A multidiciplinaridade é um aspecto muito relevante no contexto atual das geociências e todas as projeções para o futuro consideram essa área como de fundamental importância, devendo se constituir numa importante atividade profissional do geólogo. Algumas estimativas atuais indicam que um mercado nas mais diversas áreas de AI de cerca de US$ 71 bilhões em 2024, com taxas de crescimento muito altas, em torno de 26%/ano.

Desta forma, o momento atual configura uma janela de oportunidades para renovação, revitalização e crescimento das geociências, com o desenvolvimento de ferramentas quantitativas que devem ser incentivadas nas universidades, o que esperamos iniciar com esse ciclo de palestras.

Sejam todos bem vindos, desfrutem e se inspirem com as apresentações.

Comissão Organizadora