GEOLIT - Grupo de Pesquisa de Geociências da Litosfera

Phillipe Ferreira Lima

Phillipe1

Filho de mãe solteira, cresceu na Zona Leste de São Paulo e concluiu o Ensino Médio em escola pública. No SENAI se formou como eletricista industrial e atuou na área durante poucos anos, porém com esta experiência ganhou o entusiasmo de aprender cada vez mais. Em busca de aprender conhecimento interdisciplinar ingressou na Universidade de São Paulo no curso de História com objetivo de seguir com História das Ciências. Insatisfeito foi encontrar o que queria meses depois quando ficou sabendo do curso de Geologia em uma disciplina de Arqueologia. Transferiu-se para este curso com a esperança da construção de um trajeto de carreira que use conhecimentos interdisciplinares aliados com análise científica. Atualmente cursa o terceiro ano de graduação e está desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica que alia conhecimentos geológicos, métodos geofísicos e Inteligência Artificial, para a caracterização de possíveis alvos auríferos.

Desenvolvimento de algoritmo de deep learning com dados aerogeofísicos para determinação de alvos auríferos

Aluno: Phillipe Ferreira Lima

Orientador: Prof. Dr. Vinicius Louro

A caracterização de depósitos minerais requer a coleta e análise de grande quantidade de dados aliado a interpretação geológica. O tempo para a realização desse procedimento é alto. O fator econômico é também fundamental para o sucesso do empreendimento exploratório. Este é altamente influenciado por ciclos econômicos e pelo presente esgotamento de depósitos superficiais economicamente viáveis.

Desta forma pequenas melhorias da acurácia na determinação de depósitos minerais bem como redução do tempo e recursos investidos é fundamental a viabilidade econômica do projeto exploratório. Aliado a isso, graças ao avanço do poder computacional, atualmente diversas áreas de pesquisa iniciaram o uso de algoritmos de Machine Learning como ferramenta para solução de problemas. Com esta realidade este projeto utiliza algoritmos de Deep Learning (subárea de Machine Learning) para a criação de ferramentas que auxiliam na geração de informações a partir de uma grande quantidade de dados bem como a diminuição do tempo investido no processo de pesquisa. Este projeto tem como objetivo criar algoritmos, a partir de dados gamaespectrométricos, que sirvam de ferramenta para identificação de regiões com potencial exploratório aurífero para a Província Aurífera da Alta Floresta (MT). Esta identificação ocorre com base em conceitos de anomalias de K e Th/K adaptados a processos hidrotermais. A região de estudo apresenta diversos depósitos auríferos e trabalhos de seu potencial metalogenético

Figura 1: Alvos gerados, por um modelo, de anômalias de Th/K para uma região qualquer. Em a) o mapa original com os alvos encontrados marcados e em b) os alvos realçados em cores.

© All Right Reserved 2021 GEOLIT