GEOLIT - Grupo de Pesquisa de Geociências da Litosfera

Ivan Pastro Gomes

ivan_gomes1

Bacharel em geologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com experiência em hidrogeologia. Durante a graduação, participei de projetos de  iniciação científica no Departamento de Geologia-UFS em Petrografia de rochas alcalinas da Região de Piratini-Canguçu (RS); assim como em grupos de pesquisas nas áreas: Hidrogeologia (associando parâmetros hidroquímicos, características geológicas, estruturais e contaminantes de municípios nos Estados de SE e BA); e Geologia econômica (caracterização petrográfica, geoquímica e metalogenética de depósitos auríferos magmáticos hidrotermais do setor leste da Província Aurífera de Alta Floresta-MT).

 

Atualmente, aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Recursos Minerais e Hidrogeologia da Universidade de São Paulo-USP, com linha de pesquisa na Geologia do Placer aurífero do Aguinaldo, Província Mineral de Alta Floresta (MT) e desenvolvendo trabalho como geólogo júnior na empresa Sabba Saneamento e Meio ambiente, no município de Jundiaí-SP.

Geologia do Placer Aurífero do Aguinaldo, Província Mineral de Alta Floresta (MT)

Aluno: Ivan Pastro Gomes

Orientador: Prof. Dr. Rafael Rodrigues de Assis

A Província Mineral de Alta Floresta (PMAF) enquadra-se ao sul do Cráton Amazônico (norte do Estado de Mato Grosso), uma área de direção NW-SE, entre as províncias tectônicas Tapajós-Parima (2,1-1,87 Ga) e Rondônia-Juruena (1,82-1,54 Ma). É composta majoritariamente por unidades graníticas, vulcânicas e vulcanossedimentares cálcio-alcalinas oxidadas (granitos tipo I), além de granitoides e vulcânicas alcalinas (granitos tipo A), em menor volume, todas de idade paleoproterozoica. Essas unidades estão localmente recobertas por sedimentares clásticas do Mesoproterozoico, bem como por aluviões recentes. Neste contexto, o cinturão estrutural Peru-Trairão, de direção NW-SE, concentra dezenas de ocorrências auríferas, tanto hidrotermais paleoproterozóica, alojados em diversas unidades graníticas, quanto placers, hospedados nos aluviões fluviais.

Até o momento, o foco de estudo são os sistemas auríferos hidrotermais, interpretados como pertencentes ao sistema pórfiro-epitermal, enquanto nenhuma atenção fora conferida aos placers auríferos, seu significado geológico e metalogenético à província. Tais ocorrências têm sido amplamente explotadas pela atividade garimpeira, respresentando uma das principais reservas e fontes do ouro lavrado na província. Esse projeto busca a identificação sistemática dos principais atributos descritivos do primeiro placer aurífero estudado na Província, por meio do garimpo do Aguinaldo. Espera-se definir e hierarquizar os principais atributos geológicos do garimpo, por meio de estudos petrográficos, geoquímicos e geocronológicos que enfatizarão a identificação do nível de sedimentos que hospeda o metal, bem como estudos de proveniência sedimentar clástica, geoquímica e geocronológica (proveniência de zircão).  Essas informações permitirão a definição e compreensão de um primeiro modelo genético relacionado ao placer aurífero do Aguinaldo, bem como da compreensão dos metalotectes responsáveis pela geração desses sistemas auríferos secundários, ainda não estudados na província.

Publicações

Major Articles

 

 

    1. Stefano, P.H., Cristo, S.A., Pastro, I.G., Santos, M., 2019. Avaliação hidrogeoquímica das águas superficiais e subterrâneas na região sudoeste da bacia do rio Subaúma, Bahia. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro), 33, 188-196, doi: 10.21715/gb2358-2812.2019332188
    1. Stefano, P.H., Cristo, S.A., Pastro, I.G., Lenz, C., 2018. Avaliação hidrogeológica do aquífero fraturado no município de Itabaiana-SE. Revista De Geologia (Fortaleza), 31, 169-178, link: http://www.periodicos.ufc.br/geologia/article/view/42174/99334.

 

Abstracts

 

 

    1. Pastro, I.G., Cristo, S. A., Stefano, P. H., 2018. Avaliação hidrogeológica dos aquiferos fraturados do município de Itabaiana-SE. In: XI ENREHSE – Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, Aracaju.
    1. Pastro, I.G., Falheiros, M.O., Hora, J.P., Cristo, S.A., Stefano, P.H., 2018. Correlação hidrogeológica com ênfase nos aquíferos fissurais dos municípios riachão do Dantas-se e Boquim-se. In: XI ENREHSE – Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, Aracaju.
    1. Pastro, I.G., Assis, R.R., 2018. Os depósitos hidrotermais Paleoproterozóico do Edu e do Pé Quente na Província Aurífera de Alta Floresta (MT), sul do cráton amazônico: uma revisão bibliográfica. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro.
    1. Pastro, I.G., Machado, A., 2018. Geologia e petrografia das rochas subvulcânicas/vulcânicas alcalinas Mesozóicas da região de Piratini-Canguçu (RS). In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, 2018, Rio de Janeiro.
    1. Pastro, I.G., Cristo, S.A., Stefano, P.H., 2018. Correlação dos lineamentos tectônicos com os poços tubulares na região Domo de Itabaiana-SE. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro.
    1. Cristo, S.A., Pastro, I.G., 2018. Caracterização geológica, petrográfica e geoquímica do granito Lajedinho, Domìnio Canindé, Faixa de Dobramento Sergipana. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, 2018, Rio de Janeiro.

© All Right Reserved 2021 GEOLIT