Nova atualização do Plano USP em 16/11/2020

Comunicado do GT PRAA-2020

Os dados atuais da pandemia de COVID-19 no Estado de São Paulo configuram um quadro de incertezas e instabilidades acerca da evolução da doença. O Centro de Contingência do Estado de São Paulo registrou aumento sistemático do número de internações hospitalares na última semana, tanto na rede pública quanto na rede privada. Reflexo disso, a atualização do Plano São Paulo foi adiada até que se tenha maior clareza da tendência que ora se apresenta.

O Plano USP é dinâmico e tem como premissa básica a preservação da saúde da comunidade universitária. Nas primeiras semanas de outubro, quando a tendência de recuo sistemático da transmissão do Sars-CoV2 era evidente nas DRS em que há campi da USP no Estado de São Paulo, o GT propôs a retomada gradual compulsória das atividades laborais presenciais pelos servidores técnicos e administrativos (7º Documento, 27.10.2020).

No momento, passadas quatro semanas, a tendência dos dados se reverte e nos coloca sob estado de cautelae cuidado. Assim sendo, o GT comunica, na data de hoje, a suspensão do caráter compulsório do retorno presencial na Universidade de São Paulo até que a evolução do quadro epidemiológico volte a se apresentar com clareza e segurança.

As condições e recomendações descritas para cada fase do Plano USP no 7º Documento (Tabela 3), continuam válidas e em vigor.

Assim sendo, o retorno dos servidores técnicos e administrativos volta a ser facultativo, mas, a juízo do dirigente, as atividades que se encontram em andamento podem ter continuidade.

Deve-se lembrar que é absolutamente necessário que as medidas de biossegurança continuem sendo rigorosamente seguidas para que possamos vislumbrar em breve uma redução clara e efetiva da pandemia que permita à Universidade seguir adiante com a retomada segura das atividades presenciais.

São Paulo, 16 de novembro de 2020.
GT Readequação do Ano Acadêmico 2020
Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Vice-Reitor e Coordenador do GT
Prof. Dr. André Lucirton Costa – FEARP
Prof. Dr. Edson Cezar Wendland – EESC