Divulgação

SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT Cooperativo ICT– 08/2020 Soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de Bioeconomia.

Objetivo: Esta Seleção Pública objetiva conceder recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de soluções inovadoras por ICTs brasileiras que atuem com pesquisa, desenvolvimento e inovação, obrigatoriamente em cooperação com uma instituição alemã de modo a atender alguns dos temas e desafios da bioeconomia preconizados neste Edital.

Serão apoiados projetos de inovação em produtos e/ou em processos pertinentes à bioeconomia, nas seguintes linhas temáticas:

ÁREA 1 – Uso industrial de recursos renováveis (biomassa) com ênfase especial em:

a) Desenvolvimento de produtos com funcionalidades novas ou melhoradas, criando valor adicional e com base em:

matérias-primas de cultivares de interesse mútuo para Brasil e Alemanha.

resíduos agrícolas, de silviculturas e industriais, bem como outros produtos em todos os níveis ao longo de cadeias de valor de interesse mútuo para a Alemanha e o Brasil, incluindo otimização e intensificação de processos.

b) Desenvolvimento de produtos e processos com funcionalidades novas ou melhoradas, com alto valor agregado baseado em cadeias de valor comercialmente existentes de base biológica com o objetivo de melhorar a competitividade e a eficiência de recursos, assim como ampliar as áreas de negócio.

ÁREA 2 – Plantas aromáticas e medicinais:

Para os casos abaixo, as plantas deverão estar relacionadas a sistemas produtivos conduzidos por pequenos agricultores, sendo estas originárias ou não da biodiversidade nacional.

a) Mapeamento de populações de plantas medicinais e aromáticas para caracterização da diversidade genotípica e fenotípica; e

b) Desenvolvimento científico e tecnológico da produção, processamento e comercialização de plantas medicinais, plantas aromáticas, bioativos e seus derivados; e

c) Avaliação, seleção e caracterização de plantas de alto valor e seus componentes para produtos primários de alto valor agregado para aplicações industriais.

A USP poderá encaminhar apenas uma proposta que poderá conter um único projeto em uma única linha temática descrita acima. Não é permitido encaminhar propostas através de faculdades, institutos, departamentos, etc, como ressaltado no próprio edital.

A Pró-Reitoria de Pesquisa receberá propostas com o objetivo da fazer uma seleção interna para o encaminhamento do projeto institucional. As propostas devem ser encaminhadas à PRP (prp@usp.br) impreterivelmente até o dia 07 de dezembro para que possam passar pelo processo de seleção por um comitê indicado pelo Pró-Reitor de Pesquisa.  No entanto, solicitamos que os interessados se manifestem assim que possível, através do Fale Conosco da PRP no assunto infraestrutura de pesquisa informando em qual linha temática pretendem encaminhar o projeto.

As propostas devem ter orçamento entre 200 mil e 2 milhões, sendo que o total a ser dispendido pela FINEP é R$ 4.650.000,00 (quatro milhões e seiscentos e cinquenta mil reais).

A documentação exigida pela FINEP e os dados que devem ser apresentados na proposta são densos, inclusive com o estabelecimento de convênio com a Instituição Alemã. Assim, é importante a leitura atenta do edital, no que se refere a documentação exigida quanto a possibilidade de cumprimento do que é exigido. Informações adicionais podem ser obtidas no site da FINEP

http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/654

O modelo do formulário de preenchimento ainda não está disponível, mas deve ser liberado a qualquer momento.  Como ele só é acessível através do programa da FINEP para apresentação de propostas, assim que este formulário estiver disponível mandaremos um modelo do formato da proposta e o manual com as instruções para o preenchimento. Pedimos que mandem sua proposta já com os textos necessários, em Word, para facilitar o preenchimento do formulário que será feito pela PRP.  Se houver dúvidas, enviar Fale Conosco à PRP.