Nota de Pesar

Koji Kawashita

O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado Koji Kawashita, ocorrido no ultimo dia 04 de junho de 2020, em São Paulo, Capital.

O Doutor Kawashita possuía graduação em Física, Doutorado em Geologia e Livre-Docência em Geociências. Foi um dos pioneiros em geocronologia na América Latina e teve uma trajetória excepcional no instituto, especialmente para o seu Centro de Pesquisas Geocronológicas.

Foi um cientista generoso, de grande capacidade em espectrometria de massas, sempre pronto a partilhar seus conhecimentos, tendo ajudado inúmeros colegas e colaboradores do país e do exterior. Foi de grande importância para ao avanço da geocronologia e da geoquímica isotópica na América do Sul.

Sua partida é uma grande perda para a Universidade, em especial para a área das Ciências da Terra. Manifestamos nossos mais profundos sentimentos a todos os seus familiares, amigos, colegas, alunos e ex-alunos.

Koji Kawashita e Kei Sato
Humberto Cordani e Koji Kawashita